sábado, 10 de setembro de 2016

Estudo afirma que remédio para colesterol aumenta chances de diabetes, derrame e miopatia.

Imagem ilustrativa (Captada do Google).
Foi publicado nos últimos dias em jornais de grande circulação no Brasil, uma nota sobre um estudo publicado no The Lancet referente ao uso contínuo de “estatinas” (fármacos usados no combate ao colesterol) sendo tais fármacos responsáveis por maiores chances de causarem diabetes, derrame e miopatia.

É importante registrar, que a probabilidade é relativamente baixa desses malefícios, principalmente nos casos de miopatia, levando em consideração os transtornos causados pelo colesterol que são bem mais desastrosos à saúde. Mesmo citando a nota que nos casos de miopatia é apenas 01 caso para cada 10 mil usuários, para esse único caso dentro desse universo a incidência é 100%, estamos falando de saúde. Não gostaria eu de ser esse caso.

É sabido também, que o uso desses fármacos trazem outros efeitos negativos além desses citados no referido estudo, efeitos que precisam ser corrigidos. Muitos especialistas afirmam que o uso contínuo de “estatinas”, principalmente em idosos, com a finalidade de bloquear a ação da enzima produtora de colesterol, também bloqueia a enzima produtora de coenzima Q10, que naturalmente a partir da idade adulta ocorre uma redução na produção da mesma. Nesses casos, os profissionais de saúde responsáveis por esses pacientes, costumam fazer reposição dessa enzima que é comum em diversos alimentos como: carnes, peixes e vários vegetais ou prescrevem suplementos industrializados.

Certamente, esse estudo não é motivo para usuários desses fármacos ficarem desesperados, mas sabemos que abordar ao médico e ao nutricionista sobre o assunto não faz mal a ninguém.

“Como todas as atividades celulares dependem de energia, a Coenzima Q10 é essencial para a saúde de todos os órgãos e tecidos. 
http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&id=780&categoria=23


Nenhum comentário:

Postar um comentário