sábado, 19 de maio de 2012

Zytiga®, da Johnson & Johnson (J&J), nova promessa para quem tem o Câncer da Próstata.

Um novo tratamento permitiu eliminar totalmente ou em grande parte um tipo de cancro da próstata com alto risco de se propagar pelo restante do corpo, revela uma pesquisa publicada nesta quarta-feira nos EUA, avança a AFP.

A utilização do Zytiga®, da Johnson & Johnson (J&J), que bloqueia a produção de testosterona, já tinha sido testada para tratar estados avançados de cancro da próstata, mas esta é a primeira vez que o medicamento é testado para combater o tumor nas primeiras etapas de desenvolvimento, assinalou Mary Ellen Taplin, da Faculdade de Medicina de Harvard, principal autora do estudo publicado pela Sociedade Clínica de Oncologia dos EUA.

Este tipo de cancro da próstata localizado é característico de homens nos quais o tumor invade completamente a glândula e, com frequência, se propaga a outros órgãos, apesar dos tratamentos agressivos.

Nos testes clínicos, os investigadores trataram 29 homens com este tipo de cancro durante 24 semanas com Zytiga® associado à leuprolida, que reduz a produção de testosterona por outro mecanismo.

Um segundo grupo, de controlo, formado por 27 homens, tomou apenas leuprolida durante três meses, e depois Zytiga® e leuprolida durante as últimas doze semanas do estudo.

No primeiro grupo, o tumor desapareceu quase totalmente em 34% dos pacientes, contra 15% no grupo de controlo.

"Para estes doentes de alto risco é espectacular ter pouco ou nenhum cancro detectável na próstata após seis meses de tratamento com Zytiga®", destacou Taplin.

Para a investigadora, o tratamento poderá evitar uma operação à próstata, com efeitos indesejáveis como incontinência ou problemas de erecção.

O custo do tratamento com Zytiga® é de 5 mil dólares por mês.


2012-05-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário