quinta-feira, 17 de maio de 2012

Patente do Plavix® da Bristol-Myers Squibb expira esta quinta-feira nos EUA

17/05/2012 - 09:55
Está previsto que o medicamento Plavix® (clopidogrel) da Bristol-Myers Squibb perca a protecção de patente nos EUA esta quinta-feira. A farmacêutica, que vende o Plavix® em parceria com a Sanofi, disse que não planeia comercializar activamente o fármaco no país, uma vez que já não está sob patente, avança o site FirstWord.

A analista do Credit Suisse Catherine J. Arnold referiu que o Plavix®, que teve vendas de 7,1 mil milhões de dólares em 2011, é "um dos medicamentos gigantescos que realmente definiu a indústria farmacêutica nos anos 90", enquanto Steven Nissen, da Cleveland Clinic, apelidou o tratamento de "alicerce".

Sete farmacêuticas já receberam uma autorização provisória para comercializar versões genéricas do Plavix® e a Bristol-Myers Squibb referiu que prevê "um declínio rápido, precipitado e material das vendas líquidas" do Plavix® após a perda da protecção de patentes nos EUA.

O porta-voz da American Heart Association Gregg Fonarow sugeriu que as taxas de adesão à terapêutica para o Plavix® vão melhorar quando as versões genéricas estiverem disponíveis.

"Essa medicação tem ajudado milhões de doentes a evitar eventos cardiovasculares fatais e não fatais ", mas o seu alto preço tem "contribuído para que os doentes não aviassem as receitas iniciais para o medicamento e para a interrupção prematura da toma do clopidogrel", comentou.

Um porta-voz da Cardinal Health disse que a empresa planeia lançar a sua versão genérica do Plavix® na sexta-feira. A Sun Pharmaceutical, a Apotex e A Dr. Reddy são algumas das outras farmacêuticas que receberam uma autorização provisória para as suas versões genéricas do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário