sexta-feira, 25 de maio de 2012

Europa lança iniciativa pública e privada para combater a resistência aos antibióticos.

25/05/2012 - 08:42

A Comissão Europeia lançou uma iniciativa no valor de 224 milhões de euros (281 milhões de dólares) na quinta-feira que leva as empresas farmacêuticas e de biotecnologia a trabalhar lado a lado com parceiros públicos a enfrentar a ameaça crescente da resistência aos antibióticos e a estimular a investigação de novos antibióticos. Patrick Vallance, presidente da unidade de I&D da farmacêutica GlaxoSmithKline, disse que a iniciativa "sinaliza um novo modelo de colaboração e uma vontade de mudar e adaptar-se para procurar soluções diferentes", avança o site FirstWord.

A Iniciativa Medicamentos Inovadores (Innovative Medicines Initiative) contribuirá com 109 milhões de euros (137 milhões de dólares) para o projecto, com as farmacêuticas a fornecer o restante financiamento, juntamente com I&D e outros activos. O programa de investigação é a primeira parte de um plano anunciado em Novembro passado pela Comissão Europeia para resolver o problema da resistência antimicrobiana. O objectivo do projecto é melhorar a compreensão científica da resistência aos antibióticos, para projectar e implementar ensaios clínicos eficientes, e para avançar com candidatos a fármacos através do desenvolvimento clínico. As empresas envolvidas incluem a AstraZeneca, Basilea, a unidade de I&D da Janssen (que faz parte da Johnson&Johnson), a GlaxoSmithKline e a Sanofi.

"O tema central deste projecto de pesquisa é a partilha de informações", disse David Payne, director de descoberta de antibióticos da GlaxoSmithKline. Payne avançou que os dados compartilhados "vão incluir várias estratégias de descoberta de fármacos que tivemos", acrescentando que "as falhas são, provavelmente, uma das partes mais importantes para podermos melhorar o que fazemos como indústria e melhorar a nossa eficiência global sobre I&D antibacteriana".

Sob o programa, um centro de informações será criado para permitir a partilha de conhecimentos e dados entre os parceiros do projecto, bem como de toda a comunidade global de pesquisa com antibióticos. Outros projectos dentro do programa, com recursos adicionais, deverão ser lançados no final do ano.

No ano passado, a Organização Mundial de Saúde pediu esforços urgentes por parte da indústria farmacêutica, de governos e profissionais de saúde para trabalharem em conjunto para combater a crescente ameaça global de resistência aos medicamentos. Os EUA estão actualmente a avaliar novas medidas para tornar mais rentável para as farmacêuticas desenvolver antibióticos, incluindo o alargamento do período de exclusividade de patente desses medicamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário