segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atenção farmacêutica diferenciada ao idoso é tema central de Congresso

O crescimento da terceira idade no Brasil chama a atenção de vários setores, pois provocará mudanças na economia, na saúde e nas relações sociais. O Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta aproximadamente 20,5 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais - quase 11% da população do País. Em 2000, o contingente era de 14,5 milhões. Segundo o Banco Mundial, se esse ritmo se mantiver cerca de metade da população brasileira será idosa até 2050.

O atendimento a este crescente nicho de mercado tem suas peculiaridades. O idoso requer atenção, orientação, abordagem multiprofissional e muitos outros aspectos, que incluem serviços especializados e acompanhamento focado na continuidade dos tratamentos. E, para atender a esta mudança no perfil dos clientes de farmácias e drogarias, o 4° Congresso Científico do Mercado Farmacêutico elegeu como tema central desta edição os "Cenários e Tendências na Assistência Farmacêutica ao Paciente Idoso". O evento ocorre entre 16 e 18 de maio, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, das 9h às 18h.

Profissionais de destaque nacional e internacional estarão reunidos num único espaço, entre eles os médicos Manuel Jésus Machuca Gonzáles (Espanha) e Jorge Manuel Gonçalves Aperta (Portugal). O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, será também presidente de honra do Congresso. Segundo ele, "é preciso que o paciente confie no farmacêutico. Além disso, o paciente idoso necessita do aconselhamento documentado. Toda a orientação, por parte do farmacêutico, na farmácia, deve ser minuciosamente e claramente descrita pelo profissional. Uma boa relação entre o farmacêutico e o paciente idoso pode garantir o sucesso do tratamento terapêutico e a plena recuperação da saúde".

Varejo discute participação em megaeventos esportivos

A mesa redonda “VAREJO FARMA BRASIL: de portas abertas para o mundo” tem o objetivo de preparar as empresas do varejo farmacêutico para prestarem serviços com excelência durante os megaeventos esportivos internacionais programados para o Brasil.

Desta forma, em 2014 e 2016, farmácias e drogarias estarão capacitadas e terão o suporte de legislação específica para uma participação efetiva na assistência à saúde.

Estão confirmadas as participações de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Riotur, Sebrae-RJ, Febrafar e Sincofarma-Rio. Sua presença também é muito importante, para sua empresa e para o setor. Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas movimentam milhões de dólares e aumentam sensivelmente o turismo interno e externo em todo o planeta. No Brasil não será diferente e as farmácias e drogarias têm que estar preparadas para suprir também conquistar bons negócios.

A mesa redonda tem entrada franca e as inscrições podem ser feitas no site da feira - www.expopharma.com.br. O debate está marcado para o dia 16 de maio, às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário