segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lucentis® da Novartis é rejeitado pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica do Reino Unido (NICE) por questões financeiras. Como será no Brasil?

NICE rejeita uso de Lucentis® da Novartis
18/07/2011 - 15:46
Na orientação final publicada na passada sexta-feira, o Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica do Reino Unido (NICE em inglês) reiterou uma decisão anterior e recomendou a não aprovação do financiamento pelo National Health Service do Lucentis® da Novartis (ranibizumaba) para o tratamento de doentes com edema macular diabético, avança o FirstWord.

A Novartis vai recorrer desta decisão.

Andrew Dillon, presidente-executivo do NICE, afirma que "apesar da eficácia demonstrada de Lucentis®, em testes clínicos, no tratamento do edema macular, não houve capacidade de avaliar o benefício, a nível económico, comparativamente ao tratamento por fotocoagulação a laser para esta condição." Dillon observou que a análise de custo da Novartis para o fármaco baseia-se em "suposições implausíveis" e que segundo as estimativas mais realistas, o preço seria "substancialmente superior" aos limites estabelecidos pelo NICE.

O NICE já recomenda o reembolso de Lucentis® para o tratamento da degeneração macular relacionada com a idade, e afirma que a farmacêutica subestimou o custo para os doentes que precisam tratar ambos os olhos. Lucentis® custa cerca de £742 (1195 dólares) por injecção mensal e a Novartis ofereceu-se para pagar o fármaco aos doentes que necessitassem de mais de 12 injecções.

Em resposta, a Novartis afirmou: "a terapia a laser tem uma estabilização da visão em muitos doentes, mas geralmente não melhora a visão, e apesar do tratamento muitos dos pacientes continuam a perder a visão." A companhia acrescentou que "Lucentis® demonstrou o dobro da probabilidade de ganhar visão e de reduzir a possibilidade de perdê-la, até três vezes, em comparação com o laser". De acordo com a Novartis um estudo revelou que os doentes necessitariam de uma média de 8-9 injecções no primeiro ano de tratamento e 2-3 no segundo ano.

A decisão final do NICE é esperada no próximo mês.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/18-07-11/nice-rejeita-uso-de-lucentis-da-novartis

Nenhum comentário:

Postar um comentário