sexta-feira, 15 de julho de 2011

Gilead Sciences assina acordo interessante para tratamento da pacientes com HIV.

SIDA: multinacional farmacêutica cede patentes
15/07/2011
O primeiro acordo entre uma companhia farmacêutica, a Gilead Sciences, e o banco de patentes de medicamentos foi assinado esta semana. O acordo anuncia a licença de comercialização sem patente de quatro substâncias cruciais para tratamento da SIDA e da Hepatite B, em países em desenvolvimento, avança o portal Boas Notícias.

Muitos dos países em desenvolvimento utilizam ainda medicamentos ultrapassados e que não combatem as transmutações do vírus. Este acordo é importante porque potencia a utilização de substâncias como o tenofovir e a emtricitabine, componentes fulcrais no tratamento de Sida, anunciou o site oficial do banco de patentes de medicamentos.

O banco de patentes foi criado no ano passado com o objetivo de melhorar as condições de saúde nos países em desenvolvimento. Esta organização pretende aumentar a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos, sobretudo no tratamento do VIH.

As farmacêuticas vinham a resistir a esta iniciativa da agência independente. Em declarações ao New York Times, James Love responsável pela campanha, disse que “esta foi uma grande conquista, já que as outras companhias não queriam que a Gilead assinasse este acordo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário