quinta-feira, 7 de julho de 2011

EMS recorrerá de decisão da Justiça que favorece a AstraZeneca com exclusividade de comercialização da Rosuvastatina (Crestor e Vivacor). E o povo?

EMS recorrerá da proibição de venda de genérico anticolesterol

Mônica Scaramuzzo / Valor
06/07/2011 19:22
SÃO PAULO - O laboratório nacional EMS, um dos maiores do Brasil, informou ao Valor que vai interpor amanhã recurso para suspender liminar concedida pela 31ª Vara Cível de São Paulo ao laboratório AstraZeneca, que impede a companhia brasileira de comercializar no mercado doméstico o genérico da rosuvastatina, princípio ativo do Crestor, medicamento indicado para tratamento do colesterol.
A liminar concedida à AstraZeneca é contrária a todas as outras decisões envolvendo a rosuvastatina já proferidas pela Justiça do Estado de São Paulo em primeira e segunda instâncias (juízes e desembargadores). Também é contrária às decisões da Justiça Federal de Brasília e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Segundo comunicado do laboratório nacional, a EMS reconhece como seu direito legítimo produzir e comercializar esse medicamento, uma vez que foi desenvolvido sem nenhuma ofensa à patente ou direito de terceiros. Entende ainda que os milhares de pacientes dependentes do produto em questão não devem ser penalizados em função da tentativa de um monopólio indevido desse mercado. Os consumidores da rosuvastatina no Brasil estão comprando a versão genérica da EMS com pelo menos 35% de economia frente ao produto referência, desde abril.
(Mônica Scaramuzzo | Valor)

Um comentário:

  1. Reynaldo de Miranda Leão6 de agosto de 2011 às 06:12

    Só mesmo no Brasil poderia ocorrer tamanha parcialiade...Decretar exclusividade ao laboratório "X" para produzir determinado medicamento...Onde fica a nossa Liberdade de escolha ? Recomendo a leitura do artigo da Jornalista Ruth de Aquino, publicado na última Época Vade... Retro!

    ResponderExcluir