terça-feira, 5 de julho de 2011

Atenção! Champix® é relacionado como causador de doenças cardíacas. Inúmeras empresa públicas e privadas patrocinam campanhas de combate ao fumo comprando Champix® e doando aos seu colaboradores.

Fármaco da Pfizer contra tabagismo pode causar doenças cardíacas
05/07/2011 - 09:14
Um estudo publicado esta segunda-feira pela Associação Médica do Canadá mostra que o uso da vareniclina no tratamento a fumadores pode causar doenças do coração. Segundo a investigação, liderada por Sonal Singh, da escola norte-americana de medicina Johns Hopkins, o risco de problemas cardíacos aumenta em até 72% com o uso do medicamento contra o tabagismo. A Pfizer é a detentora dos direitos de comercialização do medicamento, chamado de Chantix® nos EUA e de Champix® na Europa, avança o site EXAME.com.
Foram 8216 os doentes analisados pelo grupo de cientistas, durante períodos que variaram de sete a 52 semanas. De acordo com a publicação, poucos casos, porém, levaram à morte, o que seria insuficiente para afirmar que o Champix® pode ser fatal. Enquanto um grupo de voluntários (60%) utilizou a vareniclina para tentar parar de fumar, foi dado a outra equipa um placebo. Apenas um dos sujeitos do estudo sofria de problemas cardiovasculares previamente.
Em comunicado, a Pfizer afirma que muito poucos casos de doenças coronárias foram detectados após a investigação, e que os ganhos em termos de saúde para os doentes que utilizaram o fármaco foram muito grandes, pois conseguiram parar de fumar. Médicos relacionados ao laboratório dizem que testes realizados previamente com 7375 fumadores mostraram que não há ligação directa entre a utilização do Champix® e o aumento de riscos relacionados ao coração.
Segundo a Pfizer, a FDA ( entidade que regula os medicamentos nos EUA) já foi contactada para que pesquisas continuem a ser realizadas nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário