sábado, 7 de maio de 2011

Moksha8 e Watson Pharmaceuticals lançam Kitapen® para esquizofrenia e transtorno bipolar
06/05/2011 - 10:00
Seis meses após estabelecer uma parceria para comercializar medicamentos de alta qualidade na América Latina, a moksha8 e a líder de genéricos nos Estados Unidos Watson Pharmaceuticals lançaram Kitapen®, o primeiro medicamento de marca com bioequivalência à base de quetiapina do Brasil. O medicamento, que chega para ganhar o mercado de Seroquel®, foi aprovado pela Anvisa para o controle da esquizofrenia e do transtorno bipolar.
O lançamento de Kitapen® fortalece a posição de liderança da moksha8 na comercialização de medicamentos de alta qualidade voltados para doenças do Sistema Nervoso Central (SNC) na América Latina. “Essa parceria marca a entrada da moksha8 no mercado em crescimento de tratamentos a patologias relacionadas ao sistema nervoso central e fortalece imediatamente a nossa posição como líder no tratamento das doenças do SNC, incluindo depressão, ansiedade, transtorno bipolar, mal de Alzheimer e esquizofrenia”, afirma Dr. Simba Gill, CEO da moksha8.
Kitapen® é um medicamento de marca que demonstra bioequivalência quanto ao produto de referência, mas é mais acessível aos pacientes. Estudos de bioequivalência são realizados para demonstrar que medicamentos têm a mesma eficácia, segurança e qualidade que o produto de referência. Kitapen® apresenta um preço 58% mais baixo do que o do produto referência, que pode chegar a mais de R$1.500 por mês. O produto é produzido no Canadá, onde também é aprovado e comercializado para o tratamento de esquizofrenia e transtorno bipolar, e é exclusivamente comercializado pela farmacêutica moksha8 no Brasil.
“O tratamento medicamentoso tem um papel fundamental no controle das duas doenças e é imprescindível para devolver a qualidade de vida ao paciente. Para a maioria dos pacientes, este tratamento, aliado estratégias psicossociais, permite a reintegração na família, sociedade e trabalho”, diz o Dr. Alcioly L. T. Lacerda, Professor Adjunto e Chefe da Disciplina de Neurociências do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Diversos estudos, por exemplo, mostram que 50% dos pacientes esquizofrênicos são hospitalizados e que, em 60% dos casos, com um tratamento adequado, consegue-se uma reintegração social e profissional satisfatória1.
Além do Kitapen®, resultado da aliança com a Watson, a moksha8 também comercializa o Carbolim® (lítio) para o tratamento do transtorno bipolar, Vicodil® (paracetamol e codeína) para dores e Fatig®, um multivitamínico. A moksha8 está planejando lançar de três a quatro novos produtos no Brasil ainda em 2011, entre eles o Clomenac®, voltado para o tratamento do Mal de Alzheimer. Estes lançamentos previstos também serão medicamentos de marca com alta qualidade, comercializados a preços mais acessíveis para o tratamento de importantes transtornos mentais que atingem um número crescente de brasileiros, tais como o Mal de Alzheimer, transtorno bipolar, esquizofrenia e depressão.
A esquizofrenia e o transtorno bipolar são doenças que atingem, juntas, 2 milhões de brasileiros2,3. Considerando-se os diversos tipos de transtornos mentais, 23 milhões de pessoas no país sofrem com tais problemas. Fornecer medicamentos seguros e efetivos por um preço mais acessível pode ser um importante passo para melhorar a vida desses milhões de pessoas que, em caso contrário, não poderiam contribuir positivamente com a sociedade.
O Kitapen® (quetiapina) é parte de um grupo de medicamentos conhecido como antipsicótico atípico ou como a segunda geração de antipsicóticos, a qual tem uma melhor tolerabilidade (menos efeitos colaterais) quando comparada à primeira geração de antipsicóticos. A quetiapina é usada para tratar os sintomas da esquizofrenia e também pode ser usada sozinha ou combinada com outros medicamentos para tratar e prevenir episódios de mania ou depressão em pacientes com transtorno bipolar. Para isso, a substância altera a atividade de algumas substâncias naturais no cérebro.
Perfil-A moksha8 é uma empresa farmacêutica líder na América Latina. A empresa tem parcerias com Roche, Pfizer, BioCryst e Watson no Brasil e no México. A empresa foi fundada em 2007 por Simba Gill e TPG Biotechnology. Seus principais investidores incluem TGP Biotechnology e Montreux Equity Partners and Watson Pharmaceuticals. [www.moksha8.com].
A moksha8 comercializa 21 produtos de marca na América Latina focados em doenças do Sistema Nervoso Central (SNC), doenças infecciosas e dor. Combinados, Brasil e México compõem 75% do mercado farmacêutico de US$ 40 bilhões na América Latina. Moksha8 é o parceiro de alta qualidade preferencial de empresas farmacêuticas de biotecnologia que buscam capturar valor na América Latina.
Watson Pharmaceuticals, Inc. é a terceira maior empresa farmacêutica de genéricos nos Estados Unidos e líder global em produtos farmacêuticos especializados em Urologia e Saúde da Mulher.
A Watson foi fundada em 1984 e atua em aproximadamente 20 países em todo o mundo. [www.watson.com].
Referências:1- Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)|2- Brazilian Association of Psychiatry (ABP), 2010.|3- http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol32/s1/15.html.

5 comentários:

  1. Sou bipolar e tomava o 400mg de Seroquel e o meu médico mudou para o Kitapen. Estou me dando muito bem com ele. Estou economizando muito.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha tia faz uso de seroquel XRO e seu médico quer trocar pelo Kitapen.Sou farmacêutica e gostaria de saber sobre a empresa,obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Dévula,
    Você como profissional de saúde pode acessar o site da Moksha8 (http://www.drmoksha8.com.br/site/index.php) e pegar as primeiras informações. Com certeza o médico de sua tia conhece esta empresa e sabe que se trata de uma empresa com excelente conceito, além de ter como uma de suas principais parceira a Watson Pharmaceuticals, terceira maior fabricantes de genéricos dos EUA, a Moksha8 é uma empresa muito respeitada no Brasil por muitos profissionais que tratam pacientes com doenças do Sistema Nervoso Central (SNC). Acredite no seu médico, se ele merecer é claro.

    Postado por Teófilo Fernandes

    ResponderExcluir
  4. oi meu nome é Michelli tomo Kitapen a 30 dias porem sinto muito enjoo,tontura e ansia de vomito gostaria de saber se pode ser causado pelo medicamento?

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!!! Tomava o Seroquel de 300 mg! Sou bipolar, e tomava um por noite, o médico trocou pelo kitapen, de 100 e de 200 mg. tomo o de 100 pela manhã e o de 200 à noite ao deitar! Mais não me sinto 100 por cento como tava me sentindo c o seroquel,tava fazendo o tratamento, mais me dava muito sono ´pela manhã, então passei a tomar o de 100 depois do almoço, dormia a tarde toda, tá me prejudicando, pois trabalho e preciso cumprir c o meu horário! E teve um dia q fumei um cigarro à noite e logo em seguida, tomei o kitapen de 200mg, tive uma forte alteração no batimento cardíaco, mais muito forte mesmo, pensei q fôsse morrer, de q pode ter sido? Do cigarro mesturado c o remédio? Do remédio, ou possível problema no coração, já manifesto? O q faço??? NÃO POSSO FICAR SEM TRATAMENTO! ajude-me por favor, não tô mais tomando o kitapen à noite, pois fiquei c muito medo, devido o batimento cardiaco muito acelerado! Socorro ajude-me!!!

    ResponderExcluir